Saúde de Alto Araguaia abre vacinação por idade; pessoas de 57 a 59 anos são os primeiros

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Alto Araguaia abre nesta segunda-feira (21) a vacinação contra covid-19 por idade. Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pessoas de 57 a 59 anos serão os primeiros a receberem o imunizante. Pessoas de 60 anos ou mais já receberam a vacina durante a primeira fase da campanha voltada para idosos.

“Com a vacinação dos grupos prioritários finalizada, o prefeito Gustavo Melo nos solicitou adaptações no fluxo para acelerar e vacinar o maior número de pessoas”, explica o secretário de Saúde, Cleomar Vilela. Conforme o órgão, a vacina será aplicada em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) em rodízio.  A expectativa é finalizar o grupo e abrir a próxima semana com uma nova faixa etária.

Na segunda-feira (21), a campanha acontece na UBS Gair de Barros, no Bairro Gabiroba; na terça-feira (22) será a UBS Vanessa Welter, no Bairro Nossa Senhora Aparecida; já na quarta-feira (23) a UBS Ondino Rodrigues Lima, no Bairro Aeroporto, seguindo para a unidade Celso Siqueira França, no Centro, na quinta-feira (24). A semana encerra na unidade Manoel Marques de Souza, na sexta-feira (25). O atendimento acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A coordenadora da Atenção Básica, Isabela Fraga, pontua que não será necessário agendamento, porém é obrigatório apresentar documento pessoal com foto, o Cartão SUS e o cartão de vacinação. “Este novo fluxo visa acelerar e estar mais próximo das pessoas diretamente no bairro para evitar aglomeração nas unidades. A pessoa que se enquadra na faixa etária pode procurar a unidade, conforme o cronograma, independente se ela é atendida em outra”, tranquiliza.

Ao seguir o Plano Nacional de Imunização contra a Covi-19 (PNI), a vacinação por idade ocorrerá do mais velho para o mais novo, à medida em que novas doses forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

REPESCAGEM E BALANÇO – Ainda, de acordo com a coordenação da Atenção Básica, a primeira dose será aplicada nos grupos que já foram abertos e que ainda não receberam o imunizante. As pessoas devem procurar a unidade referência do bairro com os documentos pessoais e de comprovação que fazem parte do grupo.

Em balanço até às 15h50 desta sexta-feira (18), o painel de vacinação atualizado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no portal oficial do município, aponta 4105 pessoas vacinadas com a primeira dose, sendo que destas, 1714 já receberam o reforço com a segunda dose.

Já foram atendidos idosos com 60 anos completos ou mais, pessoas institucionalizadas, profissionais da saúde, educação, pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, pessoas privadas de liberdade, gestantes e puérperas e agentes de limpeza pública. Atualmente são atendidas ainda trabalhadores portuários e industriais.